Nossa equipe

Alessandro Soares

Alessandro Soares é advogado e professor de Direito Constitucional e Administrativo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em São Paulo. Doutor com láurea acadêmica em Direito Administrativo, Financeiro e Processual pela Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. Mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Com ampla experiência no setor público, já exerceu os cargos de Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça, Ministro da Justiça interino e Assessor Jurídico na Câmara dos Deputados.

É responsável pelo módulo de Improbidade e Lei Anticorrupção no curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Administração Pública da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também leciona no curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão Governamental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP). Atualmente, é coordenador do curso de Pós-Graduação em Direito Público e Gestão Governamental da Faculdade de Direito do Damásio. Foi Diretor Acadêmico da Escola Paulista de Direito EPD.

Autor do livro Do Processo de Cassação do Mandato Parlamentar por Quebra de Decoro (Editora Saraiva, 2014), Alessandro Soares também possui diversos artigos publicados em revistas especializadas em Direito Público.

Márcia Pelegrini

Márcia Pelegrini é advogada e professora de Direito Administrativo nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre e doutora em Direito do Estado pela PUC/SP, exerce a função de vice-chefe do Departamento de Direito Público da instituição e coordenadora da disciplina de Fundamentos de Direito Público. Integra o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Direito Público e do IDASAN – Instituto Brasileiro de Direito Sancionador, além do Conselho Editorial da Revista LEX de Direito Administrativo.

É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa da PUC/SP “Direito e Combate à Corrupção” e “Regulação Administrativa”. Autora de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas de Direito Público, atua como consultora da FGV Projetos nas áreas de Direito Administrativo e Previdenciário.

Procuradora aposentada da Prefeitura do Município de Diadema, exerceu os cargos de Secretária Executiva do Ministério da Justiça, Ministra da Justiça interina, Secretária de Assuntos Jurídicos das Prefeituras de Diadema – SP e Santo André – SP. Também foi assessora jurídica da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo e assessora de Gabinete do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Presidiu o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça. Coordenou a equipe que atuou junto ao TSE na prestação de contas das campanhas majoritárias para a Presidência da República em 2010 e 2014, e para o cargo de Governador do Estado de São Paulo em 2016. Assessorou campanhas eleitorais para candidaturas proporcionais em 2016 e 2024, abrangendo diversas áreas.

É autora dos livros A Competência Sancionatória do Tribunal de Contas, publicado pela Editora Fórum em 2014 e A intervenção estadual nos Municípios: cumprimento de ordem ou decisão judicial, Editora Max Limonad, 2000.

Nikolay Bispo

Nikolay Bispo é advogado e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Pesquisador visitante bolsista (Santander e FGV Direito SP) na Universidade Católica Portuguesa. Pesquisador do Núcleo de Justiça e Constituição da FGV Direito SP. Professor na Escola de Formação Pública-SBDP, na  pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP – FGVlaw e na Saint Paul Escola de Negócios.